quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A primeira receita a gente nunca esquece

Estava há pouco conversando com um amigo meu, separado, pai de uma filhinha de 3 anos de idade, que me dizia que tinha vontade de saber cozinhar pelo menos o básico, pois volta e meia ele está em sua casa com a filhinha e mal e porcamente sabe fritar um ovo. Acaba comprando comida pronta ou comendo em restaurantes. Convenhamos que comer fora é muito bom e coisa e tal, mas que sempre não é legal, ainda mais para crianças na idade da filha dele. E para o nosso bolso também!
Falava com ele a respeito deste meu blog, pois quero captar leitores para as bobagens que ando escrevendo atualmente. E ele, ao ler o título do blog certamente considerou se tratar de um blog de receitas. Não, meu camarada, eu não virei um José Hugo Celidônio e o propósito deste blog é outro que não ingredientes para um bom rango. Mas em se tratando de um amigo, resolvi colaborar e publico aqui a primeira receita deste blog - juro que pensei que fosse resistir mais tempo. É uma receita bem simples, de um macarrão com molho de tomate, pra você ver que não há mistério nenhum em cozinhar. Alguns mais chiques, para impressionar, gostam de chamar de massa, mas aqui em casa as crianças chamam de "macarrão do papai" mesmo. Então, aí vai a receita do "Macarrão do Papai" aqui!
Ingredientes (para 3 ou 4 pessoas):
1 pacote de meio quilo de macarrão tipo talharim
1 lata de molho de tomate da sua preferência
A mesma medida de água
1 tablete de caldo de legumes (opcional)
3 dentes de alho picados ou socados
1 cebola média cortada em cubinhos
3 colheres de sopa de azeite de boa qualidade
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara de folhas de manjericão fresco
Queijo ralado de boa procedência
Modo de fazer:
Coloque o macarrão para cozinhar numa panela grande com água fervendo, um punhado de sal e um fio de óleo. A massa deve ficar boa em no máximo 10 minutos de cozimento. Enquanto isso, vá preparar o molho. Numa outra panela coloque o azeite para esquentar e jogue o alho e a cebola para dourar. Só de pensar no cheirinho do alho e da cebola fritando já me dá água na boca! Quando o alho e a cebola estiverem dourados, é hora de colocar o molho de tomates. Mexa bem para dar uma boa refogada e junte a mesma medida de água. Deixe borbulhar e então, se gostar, jogue o tablete de caldo de legumes que deve estar amassado para facilitar na hora de dissolver. Prove o sal, pois estes tabletes costumam ser bem salgados. Caso necessário, ponha mais sal e não esqueça da pimenta. Aqui em casa as crianças estão acostumadas com pimenta. Na sua, eu não sei. Portanto, cuidado e não exagere. Deixe o molho encorpar em fogo brando. É o tempo de escorrer o macarrão, que a esta altura já deve estar pronto, al dente. Escorra, mas não jogue água sobre ele de jeito nenhum e ponha num recipiente parta servir. Corra no fogão, desligue o fogo e jogue as folhas de manjericão fresco no molho de tomates e sinta o aroma... é sensacional! Com uma concha, coloque o molho sobre o macarrão e sirva. Um queijo ralado de boa procedência também cai muito bem. Assim como um vinhozinho tinto. As crianças realmente adoram esta receita... e as mães delas também.
Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário