quarta-feira, 15 de julho de 2009

O caldo é verde


Fui num casamento sexta-feira e encontrei com a Lena, uma prima da minha mulher, que disse que sempre lê meu blog. Eu acredito. Até porque, ela engrossa o coro dos meus 20 seguidores. Papo vai, papo vem, ela aproveitou para reclamar que no meu blog, cujo título é "Eu sei cozinhar", o que menos tem é receita. Respondi que logo no primeiro post eu deixava claro que não tinha a intenção de ser nenhum José Hugo Celidônio ou de me transformar num chef de cozinha de renome internacional. Longe disso. Eu só queria um espaço para poder publicar minhas histórias e o nome do blog é só pelo simples fato de eu saber cozinhar. E ponto.

Mas já que a Lena perguntou pelas receitas _ umas outras tantas pessoas também têm perguntado_, vou aproveitar a frente fria que baixou na cidade pra publicar uma receita fácil pacas pra esquentar a temperatura. Ou o clima, se for o caso. Trata-se de um caldo verde. Confesso que até pouco tempo atrás eu achava que fazer caldo verde dava o maior trabalho. Que nada! Coisa simples, rápida de se fazer e que fica uma delícia.

Ingredientes:

1 molho de couve manteiga
4 batatas grandes
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 paio cortado em fatias finas
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

Descasque as batatas, a cebola e os dentes de alho. Coloque numa panela, cubra com água e leve ao fogo com um fio de azeite. Enquanto isso, fatie a couve bem fininha e reserve. Quando a batata estiver cozida (espete com um garfo) desligue o fogo. Espere esfriar uns cinco minutinhos e bata tudo no liquidificador. Depois de batido, volte o creme de batatas para a panela e junte a couve e o paio fatiados. Deixe ferver por mais 10 minutos e mande ver. Se não se ligar com esse papo de calorias, acompanhe com umas torradinhas. Esta receita rende umas 6 porções.

Se quiser variar, ao invés de couve você pode colocar alho poró ou agrião ou aspargos ou mais o que a sua imaginação mandar. Neste caso, dispense o paio. Ou não.

Bom apetite.

3 comentários:

  1. Marcio, na minha receita de caldo verde eu cozinho as batatas com o paio...e só. Gostei da dica de bater no liquidificador, eu ficava espremendo as batatas no espremedor...rsrsrs
    Depois coloco a couve. Um delícia...Parabéns pelo blog. beijos, Cris Braga

    ResponderExcluir
  2. hstiebler@hotmail.com22 de julho de 2009 às 14:39

    Realmente uma receitinha aqui e ali vai bem. Vindo de você acho que dá pra confiar. Valeu pela lembrança e por ouvir os seus "leitores".

    ResponderExcluir