quinta-feira, 12 de março de 2009

Quiche do Amigo Aqui


Faz uma semana que recebi duas amigas muito queridas aqui em casa, Denise e Neusinha. A Denise é quase irmã, sei lá, pois nos conhecemos desde muito pequenos, moleques mesmo, ainda na infância; a Neusinha eu conheci há exatos 21 anos, quando entramos na faculdade, cheios de sonhos e a certeza de que o mundo era nosso. Hoje, passado tanto tempo, vejo que continuamos sonhando, só que matando um leão por dia para conquistar nosso lugar nesse mundinho que na verdade é de meu Deus.
Não mudamos muita coisa: uma careca aqui, um pouquinho de barriga ali e uns fios de cabelos brancos acolá, mas de certo mesmo só a amizade. Eu e Denise praticamente nunca nos desgrudamos em todo este tempo. Cá pra nós, são mais de 30 anos de amizade e cumplicidade e histórias e risadas e livros e cds roubados um do outro e por aí vai. Eu e Neusinha ficamos um tempo sem nos ver e eu jurava que jamais iria encontrá-la de novo, mas amizade é amizade, e como diz o Fred, meu grande camarada, a memória afetiva não nos deixa esquecer daqueles que nos são realmente queridos. Portanto já não sei quanto tempo faz que voltamos a nos ver e a nos falar com frequência. Uma frequência sem cobranças, como deve ser toda e qualquer relação saudável entre amigos que se amam. O mais legal é que hoje os filhos dos amigos são amigos dos meus filhos. Mas esta é uma outra história que está só começando.

E foi para estas minhas duas amigas que eu fiz a receita que segue abaixo, que vou batizar de "Quiche do Amigo Aqui", ok? Anote os ingredientes. É molinho de fazer!

Ingredientes para a massa:
2 tabletes de claybom (200 gr)
400gr de farinha de trigo

Amasse bem com as mãos até obter uma massa homogênea e forre um tabuleiro sem precisar untar. Por acaso aqui em casa rola aquele tabuleiro que solta o fundo, próprio para tortas, mas se você não tiver, no problem. Manda ver num tabuleiro normal mesmo ou num pirex. Leve ao forno alto assim, sem recheio, para assar por uns dez minutos.

Ingredientes para o recheio:
1 1/2 copo de leite + 1 colher de sopa de maisena
400gr de queijo minas
100gr de queijo parmesão de boa qualidade
3 ovos inteiros
Sal e pimenta a gosto
E tudo mais o que tiver na sua geladeira e você achar que vai cair bem como recheio
Bata tudo no liquidificador

Eu costumo sair catando todos aqueles restos de queijo que estão ficando duros na geladeira; se tiver salame fatiado eu também jogo no liquidificador e misturo no recheio; presunto; requeijão; queijo gorgonzola e por aí vai.

No mais, derrame o recheio sobre a massa que já ficou uns minutos no forno e deixe assar por meia hora em forno médio ou até você espetar um garfo ou um palito de fósforo no recheio e o mesmo sair sequinho.

Sirva quentinho com uma salada verde.

Perguntem pra Neusa e pra Denise se não fica bom pacas!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Como diria meu filho: Delícia!!!! Sua quiche ficou sensacional! E ainda bem, que vc não me ofereceu aquela sua receita da infância...dos biscoitinhos que vc fazia pra sua prima...ufa, escapei dessa...hehehe
    Valeu pela receita
    Bjs e parabéns
    Neusinha

    ResponderExcluir