quarta-feira, 8 de abril de 2009

Receita roubada


Esta receita que publico hoje é um "Cuscus marroquino à moda da Adriana Pinheiro", mulher de um amigo meu, o Romano, autor da foto que ilustra este post. Ela também tem um blog (adrianapinheiro.blogspot.com), o qual visito sempre que posso e foi numa destas visitas que dei de cara com esta receita que parece ser deliciosa e uma ótima pedida para a Páscoa!


Ingredientes: (para servir 4 pessoas)

1 kg de camarão

1 cabeça de alho

1cebola grande

2 cenouras grandes

6 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de curry

2 colheres de chá de cominho em pó

1 punhado de passas pretas

1 punhado de castanhas de caju

2 copos (de 300ml) de cuscus marroquino

1 colher de chá de manteiga

1 molho de coentro fresco

sal e pimenta do reino


Modo de fazer:

A Adriana costuma fazer esta receita em 3 panelas diferentes. No final é que ela junta tudo. Primeiro ela limpa o camarão e refoga no azeite e no alho todo socado, sal e pimenta do reino por uns 5 minutos em uma panela. E pronto... deixa quieto.


Em outra panela, ela prepara o cuscus puro, seguindo as intruções da embalagem, que são as seguintes: ferver 2 copos de água com um filete de azeite de oliva. Quando ferver, desligue o fogo e jogue na água a mesma quantidade de cuscus (2 copos). Tampe a panela e deixe o cuscus crescer sozinho por uns 7 minutos. Depois, jogue uma pitada de sal, uma colher de chá de manteiga e dê uma destrinchada com um garfo pra ficar bem soltinho. Pronto. Enquanto isso, em uma panela grande, refogue a cebola e as cenouras (tudo ralado em tiras) em umas 3 colheres de azeite. Quando começar a chiar, jogue o cominho e o curry, fique mexendo e sinta o incrível aroma que sobe da panela... depois é hora de jogar o camarão, as passas, a castanha de caju e por fim o cuscus. Misture tudo muito bem. Corrija o sal e só na hora de servir junte muitas folhinhas de coentro. Aí, é só comer e correr pro abraço!


Adriana diz que esta é uma receita super versátil (você pode alterar o que vai no cuscus, mantendo a base que são a cebola e as cenouras) e fácil de fazer. No cuscus da foto acima Adriana não tinha passas e castanhas em casa e botou nirá. Está com uma cara ótima!


Assim como a Adriana, eu também gosto de cozinhar coisas práticas que não demorem horas pra preparar. Ela me deu a dica de um livro de receitas do Pedro Asbeg, "Bonito, Barato e Gostoso - cozinhando com sobras", 7 letras. Nele, Pedro dá receitas fáceis e deliciosas pra fazer com aqueles restinhos de comida que ficam encalhados na geladeira. Segundo ela, o bom Pedrinho também dá umas receitas, mais "sofisti", no site do seu bufê, "Pura Culinária". Vou acessar e virar freguês.

2 comentários:

  1. Para com isso Márcio, a gente tá aqui editando, morrendo de fome... rs

    ResponderExcluir
  2. HUm... Adorei a receita. Vou te passar umas do meu livrinho do Marrocos. Beijuuuu.
    D.

    ResponderExcluir